segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados


Bom dia de FINADOS,
Após meses afastado de minha "coluna", estou aqui nesse dia chuvoso, que por sinal desde 1935 que não chovia tanto no glorioso e abençoado estado do Espírito Santo.
Cresci ouvindo que feriado de finados sempre chove, mas não precisava tanto, deparamos no noticiário com noticias tristes de acidentes, desabamentos, mortes, enfim calamidades onde faz com que as pessoas caiam em mais tristeza devido aos fatos presentes e aos que já se foram.
Se bem que, por esse episódio dos que já foram (morreram), eu penso(discordem a vontade) que deveria ser lembrado com alegria, pois se você lembra com prazer e satisfação é porque a pessoa deixou uma boa impressão, ou foi ( é ) importante para sua vida, a não ser que você tenha deixado algo pendente e mal resolvido, e isso se chama remorso, culpa, dolo e não tem nada a ver com quem se foi e sim com você mesmo. Geralmente pensamos ou dizemos "se eu tivesse mais um tempo com ele(a)", "deixei de dizer (fazer) tantas coisas", "foi tão prematuro...".Por essa e outras meus amigos, vamos viver o presente abraçar, beijar, amar quem esta sempre conosco e é importante para nossa vida.
Devemos nos lembrar que nossos atos se repercutirão no futuro, assim como os atos do passado, vivenciamos hoje. Isso estimados não e só em relação ao ser humano e sim ao ser vivo(PLANETA TERRA), depende de nós para que nosso Finado tenha outro sentido, não digo para fazer festa (embora não vejo problema celebrar), mas ter alegria por ter tido alguém para relembrar e ter orgulho ter pertencido a nossa história.
Cuidemos de nosso planeta (pessoas, animais, vegetação, rios, ar etc.. ) para que não venha a ser sepultado e que possamos deixar lembranças boas para as futuras gerações se orgulharem de seus antepassados.


O NASCER PARA O ALÉM
Há quem morra todos os dias. Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus. Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida. Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus. Triste é ver gente morrendo por antecipação... De desgosto, de tristeza, de solidão. Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida. Essa gente empurrando a vida. Gritando, perdendo-se. Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa...
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida. Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.
Sentimos, quando mergulhados em oração, oruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres. Daquela mão nos amparando. Daquela lágrima que vimos correr. Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever novamente aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias. Essa prece que diz tudo. Esse soluço que morre na garganta... E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir. Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós. Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!
Texto: Padre Juca

2 comentários:

  1. O finado amigo voltou novamente!

    Saudades das suas belas palavras!
    O egoísmo toma conta da pessoas
    Se preocupam pouco com os que estão em volta
    Isto degenera o mundo aos poucos
    Torna ele mais estéril
    Plantemos a semente da amizade!
    Celebremos a vida!
    sem demagogia.
    Até onde ela nos permita...
    Querido amigo

    ResponderExcluir
  2. Construa, Qual é a sua obra(interrogação)
    cronicasdafloresta

    ResponderExcluir