quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ética a Nicômaco


Meu pensamento para iniciar esse blog, foi devido a "pressão de amigos", mas descobri ser bom veiculo para falar de nada e tudo, e mais importante se conectar aos amigos.
Sobre o nome do blog, Aristóteles usou em tua obra Ética a Nicômaco, o termo PHRONESIS para descrever a habilidade para agir de maneira acertada (sabedoria prática).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
Sabedoria é importante para vivermos a vida com EQUILIBRIO, e quanto o temos estamos felizes.
"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)

"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro". (Prov. 3:13-14)

Bem filosofias a parte, mas "sabedoria pratica", é poder ter a companhia de quem voce ama, é beber uma cerveja bem gelada no sol escaldante da Praia da Costa e observar as mulheres de bikini por trás dos óculos escuros, é trabalhar em que você gosta, é rir e chorar sem vergonha, é trocar ideia com amigos ouvindo boa música, e saber ganhar dinheiro e gastar, e é claro nunca duvidar da existência de um SER divino e SUPERIOR que nos fez, e agradecer eternamente.
Viva la vita.


obs.trechos pesquisados na pagina wikipedia.

3 comentários:

  1. Grande Pizzol! Nos revelando a imensa sabedoria do ancião.. grande começo..
    Aprendi com este amigo mais velho, que rugas na verdade são conhecimentos acumulados se expondo como secreção purulenta em uma espinha, como se tivessem saltando da face querendo que todos os demais pudessem compartilhar da sua altitude.....

    ResponderExcluir
  2. Grande Pizzol, um sábio jovem velho ou um velho jovem sábio,confuso?!

    vc foi muito feliz com sua comparação a um grão de areia, somos ínfimos diante do Criador mas preciosos pra ele!

    Somos a jóia da sua criação, somos seres unícos feitos por ELE e para ELE.

    Creio que esse canal(blog) será um grande instrumento de sabedoria para nossas vidas, seja na simplicidade ou na complexidade da vida!

    um grande abraço a sua Família.

    ResponderExcluir
  3. Grande JAson!!!!
    Nosso Guru....
    AGora o ciclo está fechado. Pessoas inteligentes expondo seus sábios pensamentos...
    Estaremos mais próximos ainda...
    pelo menos nós mortais...
    Pois a sua eternidade nos vencerá...
    Depois conta pra nóis quando você era jovem e brincava de boleba com aristóteles...
    conta...
    (mais conta tudo!)
    beijos...
    mandou bem...

    ResponderExcluir