segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por dentro da mente Leonardo da Vinci



Caros amigos, estava eu e minha amada esposa curtindo um frio em Vila Velha(pode acreditar que estava mesmo), com aquela preguiça tomando conta de nosso ser, e derrepente num lapso momentâneo lancei uma pergunta ao ar "vamos ao Palacio Anchieta?"

Meio na duvida junto com meus amados pais,fomos na capital ver a exposição de Leonardo daVinci,aquele da Capela Sistina, Mona lisa e citado no polémico livro de Dan Brown -Código da Vinci.

É uma exposição itinerante, que já passou por várias capitais e grandes cidades do Brasil ,cujo titulo “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” traz réplicas baseadas em fragmentos dos estudos e anotações feitos pelo artista, inventor e escultor; divididos conforme as anotações para inventos em hidráulica, guerra, mecânica e vôo. A confecção das peças, diga-se com material que dispunha na época, contou-se com empenho de um grupo de artesãos italianos especializados . As apresentações iterativas, possibilitará interpretar e compreender os princípios científicos de Leonardo da Vinci e sua aplicação com o passar dos tempos e chegando a tornar-se realidades, como a bicicleta e a máquina de levantar peso, conhecida como macaco,forma dos projecteis.

Amigos, como costumo dizer cultura é algo que ninguém tira de nós e nos mostra a riqueza de nossa historia Tao desprezada e esquecida,"um povo sem passado é um povo sem futuro",dai minha felicidade em poder apreciar e ver que Da Vinci não é Mona lisa, é um homem que fez supreedentes descobertas cientificas e nunca as publicou ,um dos maiores pintores do Renascimento,mas com poucas obras finalizadas, vegetariano e pacifista mas projectou armas de guerra avançadas para época. Concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectónicas. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia,engenharia, óptica e da hidrodinâmica.

E isso ai meus camaradas,quantos Da Vincis existem nesse Brasilzão,cujas obras nem conhecemos ou por não serem sensacionalistas não aparecem.

4 comentários:

  1. Muito bem Pizzol, grande dica! Eu nem sabia que esta exposição estava lá. Se gostas mesmo de Da Vinci, fique ligado no discovey Channel, em breve vai passar um documentario em que engenheiros dos dias de hoje constroem e testam as máquinas idealizadas por Da Vinci na época, muito maneiro!
    Até quando fica a exposição?
    abraços.....

    ResponderExcluir
  2. fly,e so ate dia 21,leve julia rapido,entrada franca.
    wpizzolb

    ResponderExcluir
  3. Excelente Pizzol, eu admiro as obras do Da Vinci, eu vi algumas obras no museu do Louvre mas essa oportunidade é de ouro, vou tentar passar por lá.

    o cara era o cara!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Da vinci, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico...
    Agora jason devido a sua humildade renascentista você só se esqueceu de contar que vocês inventaram a proporção áurea quando eram jovens...
    conta pra gente qualquer hora destas...
    (não precisa falar do episódio da monalisa)

    ResponderExcluir