sábado, 15 de janeiro de 2011

Estetica X Conteudo

O que importa mais, a estética ou conteúdo?
Acredito que o ser humano em qualquer época da historia, cultura e momento e vem buscando a estética como um caminho mais curto para destacar-se ou simplesmente para ser parecido ou aceito pelo seu "grupo".
A historia nos mostra, os sacrifícios feitos para adequar ao agrado de outros olhos. No oriente mulheres deformavam os pés com sapatos muito menor, pois era estético ter pés minúsculos, em outra época no ocidente o uso de espartilho para manter uma cintura fina ou mesmo remover cirurgicamente ultima costela, culturas que mulheres põe argolas no pescoço para aumenta-lo, podemos citar varias passagens na historia mas nos transportando nos dias atuais vemos mulheres siliconadas, preenchimento facial, aumento lábios e macas do rosto, remocao músculo do tchau(deixa uma cicatriz nada estética), aumento glúteos e ate cirurgia vaginal em outro extremo piercings, alargadores, teflons, sombras escuras, etc.
Puxando na memoria personagens como Jesus, Gandhi, Chaplin, Einstein, Newton, Madre Tereza de Calcutá, Freud, Betinho,Mandela, e muitos outros, foram exemplos para humanidade e não serão esquecidos, pois seus feitos já dizem muito.
Ainda bem que a estética não influenciou nada para eles.
Então qual seria o ideal??????

2 comentários:

  1. A BIBLIA CITA CRISTO COM UM HOMEM SEM FORMOSURA " e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos." Isaías 53:2

    EU CREIO QUE DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO CORPO COMO TEMPLO DE HABITAÇÃO AO ESPIRITO SANTO DE DEUS.

    ABÇ
    KBLO DE CRISTO

    ResponderExcluir
  2. Pizzol,
    vejo o senso estético como o mais cultural dos sentidos. Cada sociedade tem o seu conceito do que é estético. E não é só cada sociedade (país) e sim cada microsociedade tem sua forma de ver o estético, como cada grupo social integrante de nossa sociedade e temos como exemplo os punks, os emos, os darks ou os executivos.
    É claro que, como vc falou, exageros em busca do ideal estético comum, de cada sociedade, são e serão sempre questionáveis mas ainda fazem parte de uma cultura. A gueixas tinham seus pés deformados, como os índios tem seus lábios perfurados, ou as africanas tem os anéis em volta do pescoço ou as nossas mulheres tem brinco e andam de salto alto, já tentou andar de salto alto? é um sacrifício humano!! Do mesmo modo que algumas mulheres da alta sociedade andam de salto alto ou colocam silicone o objetivo é o mesmo, estético. Quando nós compramos um carrão é para parecer mais bonito e não para locomoção, caso contrário todos nós teríamos unos mille fire com ar condicionado. Quando compramos um terno ou uma roupa de marca tentamos ficar mais estéticos dentro de um padrão social.
    É como diz o site subsídios filosóficos "O homem é um animal social e só poderá compreender-se, como ser humano, enquanto se choca com as realidades exteriores a si mesmo e quando está inserido dentro de um contexto social" ou seja, nós precisamos dos outros, exagerados ou não para nos entendermos como seres humanos...
    Einstein se sobressaiu com a sua inteligência, já a Carla Perez com a sua bunda, fazer o que?! rsrsrsrrs. É claro que em termos de realizações, o Albert deu de Dez!!!
    Valeu o papo e continua sendo apenas a minha humilde opinião... fui...............

    ResponderExcluir